quarta-feira, 21 de março de 2012

poesia.


     Hoje é o Dia Mundial da Poesia, não podia deixar passar o evento sem partilhar convosco um dos meus poemas preferidos de sempre. É triste, mas lindo e de certeza que descreve um momento pelo qual todos nós já passámos.

Adeus


Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mão à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.
Meto as mãos nas algibeiras
e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
e eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
no tempo em que o teu corpo era um aquário,
no tempo em que os meus olhos
eram peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
já se não passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
Adeus.

     Eugénio de Andrade

     Love
     C.

3 comentários:

  1. Não conhecia o poema, mas de facto é maravilhoso e retrata na perfeição momentos passados.

    Obrigado por me "cultivares" com este Poema.

    D.

    ResponderEliminar
  2. ...consegues sempre proporcionar me um sorriso bobo com as tuas escolhas ou as tuas palavras... se o meu peito fosse um aquário, eram os teus peixinhos verdes que eu escolhia para lá viverem... são tão bonitos...

    Fazes me tão bem!

    xi apertadinho,

    o anónimo.

    ResponderEliminar
  3. O poema é lindo e tu estás absolutamente fantástica nessa fotografia! ^^

    ResponderEliminar