sábado, 29 de janeiro de 2011

Sofia Cardoso

Sofia Cardoso.
      Sofia Cardoso!

     Não me lembro do dia em que conheci a Sofia, nem da nossa idade nessa altura. Mas sei onde foi e a roupa que ela trazia. Antigo salão de cabeleireiro da minha tia e ela vestia uns calções com padrão de quadradinhos, muito pequenos brancos e pretos e um pólo branco de Benetton. Sou definitivamente uma pessoa de pormenores. Começámos a ser coleguinhas nas chamadas "Férias Desportivas" e depois disso, foi um passo para combinar trocas de fins-de-semana. Ela ficava na minha casa, eu ia para a dela. Nunca fomos da mesma turma mas, isso nunca foi problema. O destino juntou-nos, e se não tivesse sido assim, tinha sido anos mais tarde quando começámos a ter amigos em comum. Tinha de ser. E o que tem de ser, tem muita força.

     Recordações

     A recordação mais especial que tenho dessa nossa infância foram as cartas e postais que trocávamos. Era delicioso. Ainda hoje as guardo numa caixinha. A Sofia tinha uma letra tão bonita! E escrevia com canetas de cores diferentes. Era uma coisa um bocado estúpida esta de mandar cartas, vou explicar porquê. Morávamos a 15 kilometros e já existiam telefones como é óbvio. Mas era um ritual giro, o nosso ritual.
     Tenho saudades desse tempo, em que éramos doces e inocentes e mandávamos cartas. Doces continuamos a ser mas o tempo das cartas já se foi. Agora são horas de telefone na cusquice. É bom na mesma, é outra fase, sei lá!

     Adeus correspondência

     Foram-se as cartas, ficaram as noites de festa e bebedeiras. Foram-se as férias desportivas e ficaram os jantares e as confidências. A Sofia, agora, além de minha grande amiga é, também, a minha conselheira de medicação (se é que este termo existe), sempre que estou constipada, com tosse ou alergia, a Sofia é a minha SÁUDE 24! Sempre que tenho doidoi no coração ela é o meu SENTIMENTAL 24! Gosto muito dela, ela sabe porque é mútuo (acho eu). Ela esteve sempre que eu precisei, no silêncio, no caos da confusão, de noite e de dia. É por isso tudo e muito mais que já merecia esta homenagem.

     Deixo-vos uma música, a música da Sofia. Afinal, tenho uma para cada pessoa importante.
     Texas - Say what you want!

     Love
     C.

1 comentário:

  1. Primeiro: Estou com um sorriso de orelha a orelha e de lagriminha no olho. :')
    Segundo: Discordo daquele "acho eu" inteiramente!
    Terceiro: Deixámos as cartas e as Férias Desportivas, mas continuámos com o velho hábito de trocar fins-de-semana, ora tu para o Porto, ora eu para Lisboa. E como me sabe bem ter-te por cá! :)
    Quarto: É um facto, que mais tarde ou mais cedo nos iríamos cruzar, mas ainda bem que o nosso cruzar aconteceu quando ainda eramos criancinhas. De certo que ainda hoje continuaria a ser tua amiga, óbvio, mas talvez não fosse a mesma coisa.
    Quinto: Estou completamente babada! :D

    Kikinha, estou e estarei sempre cá, à espera do teu telefonema, à espera daquela mensagem da cusquice do dia, à espera da mensagem com a composição do medicamento porque pode cortar os efeitos da nossa melhor amiga ;)
    Mutuamente, sei também que posso contar sempre com o teu ombro para aquelas situações mais amargas, e isso não aconteceu nem uma, nem duas, nem três vezes. O conforto das tuas palavras e mensagens tira-me todo o sufoco que possa ter. Defendes-me sempre quando te falam de mim. Sei disso tão certo como me chamar Sofia. É óptimo continuar a manter uma das mais antigas amizades que tenho. Porque não nos conhecemos na escola, e mesmo que passe uma semana inteira sem te falar, não me preocupo minimamente, porque sei que isso não é sinal de desprendimento.
    Tenho-te no top das mais lindas pessoas que conheço. ;)
    E essa música, é mesmo aquela "minha" música, não poderia ser outra!

    Sofia*

    ResponderEliminar